Livro de vovó!

Direto do túnel do tempo...


Há anos alguns livros que pertenciam à minha avó estavam guardados na minha casa. Uma enciclopédia de três volumes, capas cor-de-rosa com escritas douradas. O nome? Grande Enciclopédia do lar, da mulher e da arte culinária (Edição 1978).



Por curiosidade comecei folhar e me surpreendi com os conteúdos escritos. São dicas de culinária, moda, beleza, saúde, boas maneiras, namoro, casamento e até primeiros socorros!  É um manual infalível para a mulher da época! É claro que os tempos mudaram tanto em quase 40 anos que muitas daquelas dicas já parecem um pouco estranhas e bem ultrapassadas, mas em contrapartida seria muito elegante se nós mulheres do ano de 2017 nos comportássemos prezando pelas boas maneiras como era lá nos anos 70 ou antes disso!

Vamos ver alguns trechinhos curiosos da Enciclopédia? Vem comigo:

3º Volume - Página 33:

"Morar com a sogra
(...)diversos fatôres de ordem econômica ou sentimental (ligações sentimentais muito estreitos com a progenitora) levam às vêzes, o casal a ter de morar na casa da sogra. Nos dois casos a vida do casal deve ser mantida de forma independente, sem que haja a intromissão da sogra em seus problemas íntimos."

#ficaadica hahaha

Página 34

"No noivado, pode ser muito bonito e conveniente o moço fazer ruídos animalescos quando toma sopa(...)" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk morriii

Página 185

"O cigarro:
"Na atualidade é cada vez mais frequente o uso do cigarro pelas mulheres. Para que o ato de fumar seja elegante e não vulgarize a mulher, convém que sejam atendidas certas normas: Não fume na rua, em teatros ou cinemas.
(...) Quando você recebe amigos em casa não se esqueça de espalhar cinzeiros sobre os móveis da sala(...)"

Gente, como que supera uma pessoa fumando dentro do cinema? kkkkk


Página 188

"Quando visitamos alguém em hora do almoço ou jantar, não devemos aceitar o convite para participar da refeição."

Sério? E a larica fica aonde?

Me diverti bastante lendo esses livros. Os volumes 1 e 2 da Enciclopédia são receitas de doces e salgados. Usar microondas, mixer, forninho elétrico, etc estava completamente fora de cogitação! Tecnologia Indisponível rsrs



SUPER! Adorei os livros!





Share this:

JOIN CONVERSATION

6 comentários:

  1. Gente que legal, adorei! Meu avô tinha caderninhos também, ele escrevia poesias, bem melosas haha. Adorei esse livro!
    madamegoth.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro ver as coisas que meus avós tem guardado! Gente dou muita risada!
      Você ia adorar a parte das receitas! Coitadinhas não tinham nem liquidificador era tudo no braço!
      Eu adoraria ver o caderninho de poesias do seu avô haha aposto que era bem divertido!

      Obrigada pela visita Madame Goth! Passe sempre por aqui!

      Beijos

      Excluir
  2. Fiquei aqui imaginando como seria um ruído animalesco ao tomar sopa! ahahahahaha
    Às vezes fico pensando quais costumes que são naturais pra gente hoje em dia e nossos netos irão rir no futuro... espero que pelo menos nossas netas estejam naturalmente empoderadas até lá <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahaha Sim Luciana! Sério eu chorei de rir nessa parte do livro kkkkkk Que coisa mais sexy o boy tomando sopinha fazendo ruídos kkkkkk É aquela coisa né? No começo do namoro tudo é lindo depois o bicho pega hahaha
      Eu também fico pensando como será no futuro, o que será que os meus netos vão pensar sobre as músicas que ouvimos, como nos vestimos, sobre os eletrônicos que usamos... Eu acredito que as coisas vão mudar tanto quanto da época das minhas avós pra minha. Isso assusta um pouco mas também desperta muita curiosidade!
      Obrigada pela visita!
      Beijinhoss!!!

      Excluir
  3. Gente que massa esse livro, é bom encontrar esses tesouros né?

    bjus

    Ari ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o máximo né? Eu adoro coisinhas antigas! São sim verdadeiros tesouros!
      Eu fiz um post sobre Retrô, Antiguidade e Vintage e usei fotos de vários itens que tenho em casa. Minha família gosta bastante de manter intactos objetos que foram de dos avós, bisavós....
      E eu faço questão de manter a tradição!
      Ótima semana pra ti!
      Um beijo!

      Excluir